Maceió: 207 anos de muita história e beleza

Pulicado em: Maceió

05
dez/22

Hotel Tambaqui - Banner-207-anos-de-Maceió

Maceió é o destino certo para os amantes de sol, mar e cultura. Um verdadeiro paraíso, rico em belezas naturais, tradições gastronômicas e um povo acolhedor.

Não tem quem não venha a Maceió e não se apaixone! Que saber porquê? Continue lendo e conheça um pouco mais sobre a capital alagoana e o que ela tem de melhor.

 

História de Maceió

Localizada no litoral de Alagoas, no Nordeste do Brasil, Maceió comemora, em 2022, o  aniversário de 207 anos.

Isso porque a cidade foi fundada em 5 de dezembro de 1815. Dia em que ocorreu a separação entre a Vila de Santa Maria Madalena da Alagoas do Sul (atual Marechal Deodoro) e a Vila de Maceió.

Seu nome Maceió tem origem no termo tupi ‘Maçayó’ ou ‘Maçaio-k’, que significa ‘o que tapa o alagadiço’.

Registros históricos indicam que Maceió teve início no Engenho Massayó, fazendo dessa região um importante centro de exploração e comercialização de cana-de-açúcar, já no período da colonização.

A cidade começou a crescer a partir do bairro de Jaraguá e do Centro. Seu desenvolvimento no bairro de Jaraguá se deve ao porto, utilizado desde a época da colonização, para o comércio de produtos primários. Já o Centro, cortado pelo Riacho Salgadinho, fornecia água limpa e peixes para o consumo da população.

Apesar de ter sido fundada em 1815, foi apenas no ano de 1839 que a cidade de Maceió passou oficialmente à posição de capital de Alagoas.

Bandeira de Maceió

Bandeira de Maceió

 

Centro histórico, cultural e artesanal

Por falar em história… uma das nossas indicações de passeio para quando vier à Maceió é de percorrer e explorar o bairro histórico do Jaraguá. Considerado um museu a céu aberto, o bairro abriga as construções que guardam as memórias do surgimento da cidade.

Nossa cultura está presente em toda a cidade. Nas festas, no artesanato, na música, na gastronomia e no povo. Transmitida de geração a geração, a cultura de Maceió se dá em algumas manifestações folclóricas de inigualável riqueza visual e grande beleza.

A cidade de Maceió é um dos principais centros culturais do Nordeste do Brasil. No artesanato, poderá maravilhar-se com o talento e diversidade do povo local. Entre vários tipos de artesanato, destacamos as peças de rendas, palha, couro, madeira e cerâmica. 

centro-historico-Jaragua-maceio- foto - Mateusrfiuza-Shutterstock

Bairro histórico de Jaraguá / Foto: Mateus R Fiuza – Shutterstock

 

Cidade rica em belezas naturais e boa gastronomia

Por fim, não poderíamos deixar de exaltar o que mais atrai visitantes à capital alagoana: as  belezas naturais.

A cidade é tomada por incontestáveis belezas, como praias de águas mornas e tons turquesa, areia dourada e belos coqueiros, por exemplo. Destacamos visitar as praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca e fazer incríveis passeios nas piscinas naturais

Já a gastronomia, é um deleite a parte. A comida regional, em Maceió, vai desde pratos salgados à base de peixes e frutos do mar até deliciosas sobremesas com frutas e ingredientes regionais. Uma surpresa agradável para quem experimenta.

Dica: não deixe de provar o sururu, um saboroso molusco que foi reconhecido como Patrimônio Imaterial de Alagoas e que pode ser encontrado na maioria dos bares e restaurantes locais.

Hotel Tambaqui - Letreiro Eu Amo Maceió - Foto Itawi Albuquerque

Foto: Itawi Albuquerque

 

Conheça Maceió no seu auge! Aproveite nossas promoções de estadia no Tambaqui Praia Hotel e venha curtir o verão 2023 na Faça já a sua reserva em nosso site, através do nosso motor de reservas, e garanta valores diferenciados para a sua estadia em Maceió. Se tiver dúvidas, fale conosco através do nosso WhatsApp 82 99116 – 5869. Estamos te esperando!


Posts relacionados


Comentários


Instagram

@hoteltambaqui
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.