Reserve pelo WhatsApp e garanta as melhores ofertas! (82) 99116.5869

#hoteltambaqui

Reserve agora
em até 10x sem juros

Tarifas a partir de:
R$ 260,00

Comidas típicas de Alagoas: conheça alguns dos principais pratos!

Pulicado em: Gastronomia, Maceió, Novidades

17
ago/19
Comidas típicas de Alagoas - Tapioca e omelete de queijo coalho

A tapioca é uma das comidas típicas de Alagoas mais prestigiadas por turistas. Foto: Tambaqui Praia Hotel

Alagoas vai muito além das atrações e destinos incríveis que o estado possui. As comidas típicas de Alagoas são a prova disso: afinal, há pratos para todos os gostos.

Além disso, as comidas típicas do estado reúnem uma série de sabores, que vão de pratos salgados à base de frutos do mar até agradáveis sobremesas com frutas regionais, que não decepcionam quem experimenta. 

Se você não conhece as iguarias da gastronomia alagoana e quer conferir o que o estado reserva ao seu paladar, continue lendo este texto! Iremos te apresentar algumas das comidas típicas de Alagoas. Delicie-se!

 

Sururu de Capote 

É impossível falar sobre comidas típicas de Alagoas sem citar sua iguaria mais famosa: o sururu. Para se ter uma noção do valor do prato, em 2014 ele garantiu o registro de Patrimônio Imaterial do Estado de Alagoas. A honraria foi feita por meio do Conselho Estadual de Cultura (CEC). 

O sururu, aliás, é um marisco que vive em águas doces e dentro de conchas. É possível encontrá-los dentro da lama nas partes mais baixas de lagoas. 

A receita tradicional leva, além do marisco, leite de coco, pimenta, azeite de oliva e molho de tomate. Entretanto, farinha de mandioca, pimentão, cebola, e vários outros segredinhos também são utilizados no preparo.

 

Cocadas da Massagueira

Outra iguaria que não podemos deixar passar batido quando se refere a comida típica de Alagoas são as deliciosas cocadas da Massagueira.

Elas são encontradas em um doce caminho que fica às margens da AL-101. Lá, diversas barraquinhas comercializam não só as tradicionais cocadas como também bolas de goma, suspiros, doces e outros quitutes. 

Se engana quem pensa que vai encontrar apenas cocadas tradicionais. O que faz da Massagueira uma referência no doce é justamente a criatividade em inovar a receita com outros sabores.

Lá você encontrará cocadas com maracujá, goiaba, banana, amendoim e até mesmo de jaca. 

 

Pudim de Tapioca 

Apesar de a tapioca ser um ingrediente próprio de todo o Nordeste, ela conseguiu um destaque especial em Alagoas. Atualmente, essa receita é um dos pratos mais procurados, seja por turistas e moradores locais.

No entanto, a fama não se resume apenas à procura do prato tradicional. O Pudim de Tapioca é uma das criações alagoanas que só aumenta a procura pelo ingrediente no estado. 

Tão saboroso quanto o pudim tradicional, o Pudim de Tapioca de Alagoas acrescenta apenas o coco ralado, o leite de coco e a massa de tapioca em sua receita.

Apesar de simples, os poucos ingredientes adicionados trazem um sabor característico e delicioso para os que degustam o doce. 

 

Sorvete de Rapadura

A rapadura por si só já é um doce muito procurado na região Nordeste. Para quem não conhece, trata-se de pequenos tijolinhos, com sabor e composição semelhantes ao açúcar mascavo.

No entanto, os alagoanos foram além e também conseguiram um destaque especial com esse ingrediente. Por aqui, o Sorvete de Rapadura é uma das sobremesas mais procuradas pelos turistas.  

Sua origem vem do município de Água Branca, diretamente do livro de receitas de Silvia Medeiros, que comanda o Engenho de São Lourenço.

Entretanto, na capital alagoana quem dá um toque especial à receita é o Chef Wanderson Medeiros, que comanda o Restaurante Picuí. 

O sorvete é servido tanto em sua forma tradicional quanto frito! Inovação internacional que acompanha a sobremesa em Maceió, a “casquinha” que reveste o sorvete tem sabor semelhante ao de bolinhos de chuva. 

 

Cuscuz Recheado

Por fim, o cuscuz! Como falar de Nordeste sem citar uma de suas maiores referências gastronômicas? Este é mais um prato que apesar de não ser tipicamente alagoano, tem todo um gostinho especial nesta região. 

Além de estar sempre presente na mesa das famílias alagoanas, agora ele também ganha uma série de incrementos. Isso o torna um prato gourmet, vista a quantidade de versões recheadas.

Se você já gosta de cuscuz e achava que não tinha como ficar melhor, as diversas versões de cuscuz recheado vêm para te mostrar o contrário! 

Você pode saborear o prato acompanhado de carne de sol com queijo coalho, calabresa com catupiry, frango com queijo cheddar e até queijo com goiabada. Uma versão melhor que a outra! 


Ficou com água na boca não é mesmo? Não perca tempo e venha conhecer todas essas delícias de perto em uma visita à capital alagoana! Além disso, se você gostou desse post, não deixe de conferir outras dicas em nosso blog!


Posts relacionados


Comentários


Instagram

@hoteltambaqui
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Nossas promoções no seu e-mail